PCP questionou hoje o Ministro do Planeamento e Infraestruturas sobre qualificação das ligações ferroviárias e rodoviárias no distrito de Beja

No âmbito da discussão na especialidade do orçamento do Estado para 2018, o Grupo Parlamentar do PCP questionou hoje o Ministro do Planeamento e Infraestruturas sobre a necessidade de requalificar a ligações ferroviárias a Beja, nomeadamente através da modernização do material circulante e da eletrificação da linha, não deixando de lembrar que a degradação das ligações se deve a eliminação das ligações diretas, decidida por um anterior governo do PS e ao ataque à EMEF, com implicações a manutenção do material circulante, levado a cabo pelo governo PSD/CDS.

O PCP questionou ainda sobre a qualificação da estrada de ligação entre Santa Margarida do Sado e Beja, uma vez que está a avançar a autoestrada de atravessamento do Sado e de ligação à A2 e a estada nacional, no percurso onde deveria nascer o IP8, é pouco mais que um estaleiro de obra desde há mais de seis anos.

O ministro informou que o Governo tem um plano de aquisição de material circulante de oito composições bimodo (com a possibilidade de utilizar eletricidade e diesel), para servirem as linhas regionais, nomeadamente a do Alentejo, mas não se comprometeu com eletrificação da linha.

Sobre o IP8 o governante referiu apenas que o Governo já tinha concluído a renegociação da concessão do Baixo Alentejo, remetendo a realização de obra para reflexões futuras e apreciações em sede de instrumentos de financiamento de investimentos prioritários, também no âmbito de financiamentos comunitários.

No concreto o Governo comprometeu-se com muito pouco daquilo que são a necessidades de investimento no distrito. O PCP não deixará cair a reivindicação destas intervenções, mas a sua concretização coloca também a exigência da mobilização das populações e das instituições da região.