Nota de Imprensa da DORBE de 9 de novembro de 2017

O Executivo da Direcção da Organização Regional de Beja do Partido Comunista Português, reunido em 09 de novembro, analisou a situação política e social e as tarefas do Partido, decidindo tornar públicas as seguintes questões:

Ainda sobre as ligações ferroviárias e apesar de, em resposta ao deputado do PCP, o ministro do planeamento ter anunciado a abertura de um concurso para a compra de composições “bi-modo”, nada de mais concreto ter apresentado, que permita a resolução imediata do problema. Alguns aparentes sinais de regozijo e deslumbramento na Região, bem como afirmações de que os problemas se resolvem sem alaridos e em sigilo, pretenderá fazer esquecer que a situação existente deriva de décadas de política de direita da responsabilidade de governos do PS, PSD e CDS. Mas se Roma e Pavia não se fizeram num dia, também é certo que palavras leva-as o vento. A propaganda da ilusão de que os problemas se resolvem no sigilo dos gabinetes e em ligações de preferência com quem tem o poder, esconde hesitações e compromissos que não tem nada a ver com os interesses da Região. O que se impõe são medidas que passam pelo restabelecimento da ligação direta Beja/Lisboa, pela electrificação do troço Beja/Casa Branca e pela ligação Beja/Funcheira como importante ligação ao Algarve. O Executivo da DORBE do PCP, em linha com o que tem sido a sua intervenção consequente nesta matéria, reafirma que a luta é o caminho e reclama que se tomem as medidas indispensáveis para garantir um serviço público de transporte de qualidade.

O Executivo da DORBE do PCP saúda a luta dos trabalhadores da mina de Neves-Corvo por objectivos que têm a ver com direitos elementares das suas condições de trabalho, horários, turnos e descanso.

No plano da continuação da luta pela reposição de direitos e da melhoria das condições de vida do nosso povo, tendo também em vista o Orçamento do Estado em discussão, o Executivo da DORBE do PCP apela a uma forte mobilização dos trabalhadores e das populações do distrito para a Manifestação Nacional do próximo dia 18 de novembro às 15.00 horas em Lisboa, promovida pela CGTP/IN.

10 de Novembro de 2017

O Executivo da DORBE do PCP