Em defesa da Estação dos CTT de Almôdovar

A partir do presente mês, a população de Almodôvar, irá deixar ter a sua única estação de correios no Concelho, para a ver resumida a um Posto de CTT, sob gerência de uma entidade privada, o que implicará a redução de serviços prestados à população.

Á semelhança do que está a acontecer por todo o país, onde a Administração dos CTT, empresa privatizada pelo Governo do PSD/CDS e com a conivência do PS, tem vindo, ao longo dos tempos, a descapitalizá-la, a alienar património e a degradar os serviços de forma escandalosa.

Os Correios, ao longo de mais de cinco séculos, asseguraram a prestação dos serviços postais em condições que lhe permitiram granjear o apreço da generalidade dos cidadãos e todas as entidades que eles recorreram.

Agora, para além da redução de serviços, o que vai obrigar a população, maioritariamente idosa, a deslocar-se a outra localidade para assim poder resolver as suas situações que o agente particular não terá capacidade para tratar, a localidade vê assim desaparecer mais um serviço, a juntar à extinção das freguesias ocorrida em 2013, e provavelmente outros se seguirão.

Todos perdem! Perdem todos os Almodovarenses e perde o Concelho, cujo encerramento de serviços conduz ao despovoamento e ao envelhecimento das populações rurais.

O serviço postal tem uma importância estratégica para o país e para a soberania nacional que não pode estar à mercê de um rumo de máxima acumulação do lucro e predação de recursos como querem os seus acionistas.

Os Correios devem ser o garante de um serviço público efetivamente ao serviço do país e das populações, ao serviço da economia nacional e do desenvolvimento, com uma gestão que vise o equilíbrio económico-financeiro e o investimento na melhoria da qualidade!

O PCP condena desde a primeira hora o rumo de privatização dos serviços dos CTT, e tudo o que l he está associado: encerramento de balcões, despedimento de trabalhadores, e de degradação do serviço postal universal .Condena igualmente a opção do anterior do Governo de PSD e CDS que iniciou o processo de privatização, bem como a conivência do Governo do PS, que nada faz para alterar o rumo de privatização deste serviço.

O PCP apela à luta dos trabalhadores e das populações em defesa deste serviço, para que sirva as necessidades do país e das populações, questão central e fundamental., só possível com o retorno dos CTT novamente para a esfera do Estado, tal qual o PCP defende.

Almodôvar, 26 de Fevereiro de 2018

A Comissão Concelhia de Almodôvar do PCP