Beja - O PCP tem propostas para uma vida melhor na região

Realizou-se no passado dia 9 de Março em Beja com a participação de João Ramos membro da Dorbe do PCP e de João Dias, deputado na Assembleia da República, uma iniciativa que serviu para fazer o balanço do que tem sido a actividade do Partido na defesa de propostas e soluções para a região e para a reafirmação do caminho que tem de ser seguido para a sua concretização.

Evidenciado que todo os projectos importantes para a região, têm a marca do PCP, da sua intervenção, da sua proposta e da sua integração na luta. Enfatizada a necessidade da mudança do modelo que tem vindo a ser aplicado em Alqueva, sendo imprescindível tal como o PCP vem defendendo pelo menos desde 2002, a elaboração de um Plano Estratégico para a Zona de Influência de Alqueva, como importante alavanca para o desenvolvimento do Alentejo e também do País. O desenvolvimento do sector mineiro, incluindo a sua componente de transformação foi também um dos aspectos referidos. Questão transversal e prioritária é a da valorização do trabalho e do papel dos trabalhadores a par da valorização da produção.

A construção e a melhoria de infraestruturas é uma das questões nucleares, que inserida numa perspectiva de desenvolvimento integrado, constitui um contributo para a melhoria da qualidade de vida, sendo de destacar a prioridade a dar à melhoria das acessibilidades nas suas componentes de rodovia (avanço do IP8 e intervenção geral nas estradas) e ferrovia com a eletrificação da linha entre Casa Branca e Beja numa primeira fase e na ligação à Funcheira posteriormente.

Investir na melhoria da prestação de cuidados de saúde e na rede escolar é indissociável da rotura com a política de direita que se impõe pôr em pratica.

Ao realizar-se esta iniciativa comprovou-se que contrariamente ao PS, PSD e CDS que têm responsabilidades nos atrasos verificados, o PCP tem um património incomparável de intervenção e de luta em defesa da região, luta essa que vai continuar e na qual os comunistas se empenharão de forma determinada, acreditando num futuro melhor.