PCP - Um partido que se afirma na defesa dos trabalhadores, das populações e do desenvolvimento concreto da nossa região

A Direcção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP, na sua reunião de 13 de Março de 2018 decide tornar públicas as seguintes posições sobre a situação política e actividade partidária:

Sobre o distrito e os problemas da região, a DORBE valoriza a iniciativa “PCP tem propostas para uma vida melhor na Região” realizada no passado dia 9 de Março em Beja, actualizando, clarificando e reafirmando as suas posições, e considera que a defesa de obras e projetos da maior importância estratégica não pode ficar por anúncios e proclamações mais ou menos pomposas, sem ir ao concreto das questões. As acessibilidades rodoviárias (de que é exemplo o estado de autêntica degradação em que se encontra o que designam de IP8 entre Santa Margarida do Sado e Beja) e ferroviárias, o aeroporto e Alqueva, entre outros, exigem o esforço de todos e o PCP não deixará de acompanhar e estar presente em todas as lutas pela sua exigência, como sempre o fizemos. Por estas razões, rejeitamos a hipocrisia e a demagogia, com palavras e aparentes boas intenções de alguns que, contornando copiosamente as questões e procurando confundir responsabilidades daqueles (PS, PSD e CDS) que, quando passaram pelos governos nos últimos e muitos longos anos, não as concretizaram, e por isso, hoje, passadas décadas, continuam a ser justamente exigidas.

A DORBE do PCP saúda e valoriza as lutas em vários sectores, realizadas e em curso, de expressão nacional e regional, envolvendo muitos trabalhadores e populações do distrito: a greve dos trabalhadores dos CTT e a manifestação em defesa do serviço postal público, em Lisboa, a 23 de Fevereiro; a manifestação nacional de mulheres, em Lisboa, no dia 10 de Março promovida pelo MDM – Movimento Democrático de Mulheres, com cerca de 150 mulheres do distrito; a greve dos professores na região sul, a decorrer; a greve e manifestação dos trabalhadores da administração pública central e local, em Lisboa, no próximo dia 16 de Março; a greve dos enfermeiros marcada para a próxima semana; a luta dos mineiros; a manifestação da juventude, em Lisboa, no Dia Nacional da Juventude - 28 de Março, promovida pela Interjovem/CGTP-IN.

No quadro das preocupações com a educação, salienta-se a realização no dia 17 de Março, em Lisboa, do Encontro Nacional do PCP sobre a educação em Portugal, com várias presenças confirmadas de professores, educadores e pessoal não docente do distrito.

A DORBE do PCP assinala com mais de duas dezenas de iniciativas por todo o distrito os 97ª Aniversário do PCP, registando uma grande presença de militantes e simpatizantes do partido durante todo o mês de março, de onde se destaca o Almoço Regional do Alentejo já no próximo dia 18 de Março, no Pavilhão do NERBE, em Beja, com o Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

A DORBE do PCP aprovou o regulamento da fase preparatória e tomou outras decisões relativas à realização da 9ª Assembleia da Organização Regional de Beja do PCP que terá lugar no dia 10 de Junho, em Cuba, e apela à participação dos militantes do partido nas realizações e debate que irão ter lugar, com o objectivo de reforçar o partido na região e torná-lo mais influente e combativo na resolução dos problemas dos trabalhadores e das populações.

Beja, 14 de Março de 2018

A DORBE do PCP