A Direção Regional do Alentejo do PCP vai iniciar uma campanha sob o lema “Defender a Escola Pública, Aumentar os Meios e as Condições, Lutar Contra a Precaridade Laboral”.

A instabilidade que marcou anteriores anos letivos e foi transportada par o atual é inaceitável e causadora de enormes prejuízos para os alunos, suas famílias e para os profissionais. Tal situação resulta da redução do investimento público no sistema educativo ao longo de décadas, com consequências gravíssimas.

Não vale a pena persistirem nas manobras de ilusão que marcaram décadas de política de direita e que o Governo PS, e este Ministério da Educação, mantêm, procurando criar a ilusão de que não existem problemas estruturais no sistema educativo e nas escolas.

A realidade contrasta fortemente com a propaganda difundida.

A generalidade das escolas da região estão confrontadas com carências sérias e profundas no que toca aos recursos humanos.

Não se combatem problemas estruturais com medidas meramente conjunturais, que escondem, mas não resolvem as reais insuficiências.

O PCP defende:

• A resolução das carências das necessidades permanentes de pessoal, com a contratação de funcionários e professores assegurando vínculos estáveis, fator determinante para o bom ambiente escolar e reforço da escola pública.

• A urgência de dotar as escolas públicas dos meios e condições necessárias, para o cumprimento do papel fundamental na formação dos nossos filhos e netos.

• A promoção de uma política educativa que assuma a educação como um valor estratégico fundamental para o desenvolvimento do país.

Esta campanha, a decorrer até final do mês de Fevereiro, constará de ações de contacto com os trabalhadores, junto às escolas, com a distribuição de um documento dirigido, reuniões com diversas entidades como os agrupamentos escolares, pais e encarregados de educação, sindicatos do sector, entre outras iniciativas.

Enquadrada nesta Campanha Regional do PCP, uma delegação da DORBE – Direção da Organização Regional de Beja, composta por João Ramos - deputado do PCP eleito pelo círculo eleitoral de Beja, João Dias - membro da Comissão Concelhia de Beja do PCP, e António João Zacarias - membro da DORBE do PCP, realizarão amanhã, 29 de Janeiro, encontros com as seguintes Entidades:

10 h com a Direção Regional de Beja do STAL

11 h 30 com a Delegação Distrital de Beja do SPZSul.

Beja, 28 de Janeiro de 2018

O Secretariado da DORBE do PCP